quinta-feira, 23 de junho de 2011


                                        "TRICERATOPS"


Este dinossauro com chifres tinha o tamanho de dois carros e pesava tanto quanto cinco rinocerontes.
  O Triceratops era grande e muito forte. Além do chifre pequeno e grosso no nariz, tinha também um sobre cada olho, estes chegando a medir 1 m. Provavelmente utilizava os chifres compridos como arma. Quadrúpede, o Triceratops possuía pernas grandes e largas como pilares. As da frente eram especialmenete fortes porque precisavam sustentar sua ampla e pesada cabeça.
COURAÇA PROTETORA
  A enorme couraça óssea que o Triceratops possuía em volta do pescoço protegia seus ombros, permitindo-lhe resistir aos violentos golpes de outros dinossauros. Embora não se saiba ao certo de que cor eram esses animais, alguns cientistas acham que a couraça do Triceratops era vivamente colorida. Sendo tão bem "armado", ele nào necessitava ser verde ou marron para  camuflar-se. Mas a couraça colorida servia para atrair as fêmeas.

BICOS E DENTES
  O Triceratops abocanhava brotos e folhas com seu bico semelhante ao do papagaio e os triturava com as fileiras de dentes do fundo da boca. Quando eles se estragavam, nasciam dentes substitutos..
CABEÇA COM CHIFRES   Em sua sólida cabeça, o Triceratops possuía três chifres: um sobre cada olho e o terceiro sobre o nariz. Os chifres serviam de defesa contra caçadores, como o  Tyrannosaurus rex. Também era útil para lutar com machos rivais, na disputa pelas fêmeas antes do acasalamento.


UM TERRÍVEL INIMIGO
  Mesmo dinossauros grandes como o Tyrannosaurus rex teriam pensado duas vezes antes de atacar o Triceratops, porque ele podia machucar seriamente os adversários com seus chifres afiados . Além disso, o Triceratops era bem protegido contra as investidas inimigas. Sua couraça óssea era um ótima defesa contra dentes e garras afiados e sua pele grossa apresentava duros calombos espalhados pelas costas. O Triceratops podia correr para atacar o inimigo a uma velocidade de até 35 km/h. A investida desse dinossauros parecido com rinoceronte era assustadora o bastante para afugentar muitos inimigos predadores.



BATALHA FEROZ    Os machos provavelmente travavam lutar para escolher o líder do bando e atrair as fêmeas. Mas não usavam os chifres para ferir. Ao invés disso os adversários atacavam um ao outro com a cabeça trançando os chifres numa luta feroz. A couraça óssea no pescoço deixava o
Triceratops protegido contar as cabeçadas do rival. Cientistas já acharam couraças danificadas, revelando que aquelas batalhas entre os machos podiam ser violentas a ponto de causar ferimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário